2-1-04072018-minDirigir cansado ou sonolento nas estradas ou enfrentar grandes engarrafamentos por longas horas são situações que podem afetar o motorista e causar distrações ao volante, muitas vezes, provocando acidentes. Muitas pessoas não imaginam, mas, por exemplo, passar no drive-thru do fast food e depois comer enquanto dirige é muito mais perigoso do que se imagina. Para começar porque o ato de comer ao volante faz com que o motorista só fique com uma mão livre para dedicar à direção. Receita de desastre, claro, além de ser infração prevista no código de trânsito brasileiro.

As distrações na condução de um veículo podem ser divididas em três tipos:

DISTRAÇÃO INTERNA

É aquela em que o motorista se atenta a algum objeto ou ação no interior do veículo, como um ajuste no rádio, uma regulagem do ar-condicionado, um olhar mais atento ao painel. Essa distração tem sido agravada pelo uso de celulares ao volante, o que, além de proibido, pode deixar o motorista por alguns segundos sem olhar para a frente.

DISTRAÇÃO EXTERNA

Essa distração é pouco percebida, mas influencia bastante na condução. Isso porque ela vem de ações que precisamos realizar e de outras que não precisamos, mas fazemos intuitivamente. Vem da leitura de placas de trânsito ou ao olhar para um outdoor chamativo, uma paisagem bonita, um edifício moderno, e até mesmo da curiosidade de alguns motoristas em ver um acidente que ainda está na via – o que pode provocar outro acidente, além de represar o trânsito atrás.

DISTRAÇÃO POR DESATENÇÃO

Muito comum no mundo moderno, essa distração pode causar acidentes também. São os motoristas que estão “sonhando acordados”. Isso porque o pensamento está em outros lugares: uma conta a pagar, um problema familiar, um problema na empresa. E aí o motorista não se concentra de fato naquilo que está fazendo, que é conduzir o veículo.

DISTRAÇÃO x VELOCIDADE

Todas essas distrações podem ser agravadas de acordo com a velocidade em que estamos trafegando, a região e a condição da via, além da quantidade de carros que trafegam por ela.
Para facilitar o entendimento dessa relação, confira a seguir quantos metros você percorre ao longo de apenas “1 segundo” de acordo com a sua velocidade.
• 1 segundo a 50 km/h: ≈ 14 metros (equivalente a ≈ 3 carros populares enfileirados)
• 1 segundo a 70 km/h: ≈ 19 metros (equivalente a ≈ 5 carros populares enfileirados)
• 1 segundo a 100 km/h: ≈ 28 metros (equivalente a ≈ 7 carros populares enfileirados)
• 1 segundo a 120 km/h: ≈ 33 metros (equivalente a ≈ 8 carros populares enfileirados)

Colaboração: CESVI/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária)

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.