2-3-14062018-minA Scania está comemorando o sucesso de seu programa de manutenção flexível, que, em apenas oito meses do lançamento, já alcançou a ativação de 1.500 programas de manutenção flexível. Segundo a montadora, o novo plano permite até 16% na redução de custos e aumento de 20% de disponibilidade, de acordo com cada perfil de transporte. A expectativa da empresa é que, para 2018 é que ele já represente mais de 50% das vendas entre todos os programas de manutenção comercializados pela marca.

“Desde outubro de 2017, estamos revolucionando o mercado mais uma vez. A Manutenção Scania com Planos Flexíveis é totalmente customizada para cada veículo individualmente, prometemos uma redução de até 16% no custo de manutenção, a cobrança é por quilometragem (se não rodou, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos); e o plano Standard funciona por adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do programa. Antes ninguém tinha pensado nisso”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

A conectividade é a base de funcionamento da Manutenção com Planos Flexíveis, pois é por meio dos dados recebidos que a cobrança de cada caminhão é feita, além do próprio cálculo do plano e as próximas paradas. Com quase um ano e meio de operação, a Scania já chega a marca de mais de 9 mil veículos conectados em todo o Brasil.

O novo sistema permite a conexão de informações feita por meio dos Serviços Conectados Scania, identificando diversos fatores como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo e intervalos de manutenção. Portanto, passa a existir uma gestão compartilhada entre cliente e rede de concessionárias, para mais assertividade e previsibilidade da operação.

Outro aspecto importante do programa é que o produto permite ao cliente saber o momento exato da parada preventiva, assim como tudo o que é necessário para a revisão conforme a operação de cada caminhão. Com essa antecipação, as manutenções passam a acontecer no momento correto.

A cobrança por quilometragem e de acordo com faixas de consumo de combustível é inédita dentro da Scania mundialmente. Os veículos que gastarem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado. A boa performance e a direção do motorista passam a fazer ainda mais diferença. Para auxiliar o transportador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de consumo, a Scania oferece o Driver Services, também lançado em outubro último. O programa de condução personalizada pode chegar em torno de 10% de economia por caminhão, de acordo com a Scania.

“Em resumo, agora é o caminhão quem avisa quando deve parar para a manutenção. Com isso, nosso pacote de soluções traz resultados imediatos, como a redução do custo dos reparos, do tempo parado na oficina e da emissão de CO2. O futuro sustentável já começou”, explica Souza.

Familia Cordenonsi
Familia Cordenonsi

Clientes aprovam

A Cordenonsi Gestão de Cargas, de Xaxim (SC), que planeja economizar com o programa. Os planos flexíveis são uma revolução. A partir de agora só comprarei caminhão com esta modalidade”, diz Felipe Cordenonsi, gerente corporativo de Operações.

Nos Serviços Conectados, o pacote Análise, grátis por 10 anos, traz proventos eficientes. “Uma das benesses é conhecer o comportamento da frota com relatórios semanais. Analiso consumo, tempo parado com o motor ligado, quanto o veículo rodou e como utilizou a faixa econômica. Assim, ajo de modo proativo com a equipe para que o caminhão seja o mais rentável possível.”
Segundo o gerente, antes dos Serviços Conectados, a equipe de gestão de frota precisava esperar que o motorista terminasse todo o ciclo da viagem para apenas na volta calcular a média de consumo e o quanto o frete foi rentável. “Esse processo lento é passado. Com o relatório semanal ligo para o motorista para a correção já durante a viagem.”

Com a compra dos veículos de 450cv e motor da nova geração Scania, e após obter os comprovados resultados do Análise, a Cordenonsi adquiriu o pacote Desempenho da conectividade. Escolheu experimentar em 10 caminhões – cinco R 450 e cinco R 440 – o pacote que tem custo, por ser mais completo. “O relatório de acompanhamento é individual por veículo e em tempo real. Portanto, consigo ligar na mesma hora, mantendo a segurança do motorista, quando algo saiu da ordem econômica de direção. É um avanço surpreendente, que está gerando mais rentabilidade.”

Felipe Cordenonsi
Felipe Cordenonsi

A Cordenonsi registra benefícios convincentes após cinco meses com a Manutenção Scania com Planos Flexíveis. São 48 caminhões ativos, sendo os 40 comprados recentemente e outros oito seminovos. “Quando ouvi o que ela promete, quis adquirir. A transformação na frota foi imediata. De fato, o caminhão só vai para a manutenção quando ele avisa e precisa. Já reduzimos em 50% as paradas. A Scania e a Cavese, concessionária local, nos informam com precisão a data para uma programação antecipada. A previsibilidade reduz custos”. Segundo o gerente, foi eliminada a perda de tempo e de combustível com deslocamento do caminhão até a concessionária local apenas para consertos.

“Estou investindo bastante em serviços para crescer 15% nos próximos cinco anos. Tenho clara a visão do resultado operacional melhor, de mais economia aliada a produtividade”, revela.

“Contratamos praticamente todos os benefícios dos Serviços Scania. Em razão disso, projeto economizar, em toda a minha operação, R$ 1 milhão por ano, no mínimo”, conclui Cordenonsi.

Por: Redação Na Boléia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.