1-11052018-minEncontrar maneiras econômicas e confiáveis de coletar, compartilhar e analisar dados ajudará a superar um grande obstáculo para a colocação de caminhões autônomos na estrada, especialmente quando eles fazem parte de um comboio

A segurança nas rodovias também depende da qualidade das informa-ções que trafegam via sensores instalados nos caminhões. Tais dados podem ser sobre a sua localização e as condições reais de sua operação e manutenção. A integração eficiente dos dados envolvidos será vital para se garantir os projetos de M2M/IoT na área de transportes.

A Daimler já conectou cerca de 500 mil caminhões à Internet das Coisas (IoT), e estima-se que, até 2020, mais de 35 milhões de caminhões em todo o mundo estejam conectados.

Os caminhões conectados não apenas se comunicando com os sistemas de back office, como também compartilhando dados entre si, tipo P2P. Elas evoluíram para se formar grandes comboios, onde os carros que ficam atrás na formação são capazes de seguir automaticamente e de perto um veículo principal.

Os motoristas podem descansar em veículos semi-autônomos, o que pode aumentar sua produtividade e condições de bem-estar. Além disso, os comboios são muito mais seguros. Por exemplo, a Daimler Trucks reduziu a taxa de resposta de um segundo de motoristas humanos para cerca de 0,2 ou 0,3 segundos para caminhões conectados. A comunicação de veículo a veículo, baseada em WiFi (V2V), controle de cruzeiro adaptativo, assistência de partida de pista e assistência de freio ativo, introduziu um novo nível de segurança.

Caminhões conectados alimentados por dados

Existem vários tipos de dispositivos, sensores, controladores e aplicativos que precisam conversar entre si e compartilhar dados de forma transparente. Todos esses dados podem ser usados não só para tornar os caminhões mais seguros e confiáveis, mas também para melhorar o atendimento ao cliente.

Agora, tendo-se em conta que os caminhões conectados também podem fazer parte de um comboio, toda essa informação pode precisar ser referenciada e compartilhada entre os caminhões no mesmo grupo.

Muitos condutores também são responsáveis por verificar o inventário nas lojas e por fazer pedidos. Para verificar o status financeiro do cliente e a disponibilidade do produto, bem como processar faturas, estes motoristas precisam acessar a bancos de dados no back office a partir de dispositivos móveis e consoles. Adicionalmente, a coleta e o processamento desses dados também precisam ser protegidos.

Frequentemente, diferentes componentes de software e hardware falam diferentes idiomas, o que significa que integrar os sistemas pode ser um desafio. Com o aumento da quantidade de dados, o custo das comunicações e a necessidade de ajustar os fluxos de informações para maior eficiência, o middleware pode ser uma opção para assegurar um fluxo contínuo de informações. Dados bem gerenciados também são necessários para garantir que as empresas possam documentar conformidades e ter flexibilidade para reagir rapidamente às futuras mudanças nos regulamentos.

Os caminhões conectados não serão a onda do futuro: eles já estão aqui! O imperativo gerenciamento de dados, de maneira segura e confiável, é ainda mais importante quando caminhões semi-autônomos fazendo parte de um comboio autônomo. Encontrar maneiras econômicas e confiáveis de coletar, compartilhar e analisar dados eficientemente ajudará a superar um grande obstáculo para a colocação de caminhões autônomos na estrada, especialmente quando eles fazem parte de um comboio.

Por Javier Jiménez – Presidente da Magic Software Enterprises Americas.

Redação Na Boléia

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