1--23112018-minA DHL, empresa que atua em operações de logística, divulgou os resultados de seu mais recente estudo sobre logística via transporte terrestre. O relatório revela que a evolução acelerada do setor está mudando a maneira de pensar das empresas ao adquirir suas soluções de transporte. A pesquisa global, realizada com profissionais que contratam serviços de transportes e profissionais de operações, revelou que 83% das empresas estão dispostas a pagar mais por serviços melhores e com mais valor agregado, contanto que eles forneçam um retorno mensurável sobre seus investimentos.

“The logistics transport evolution: the road ahead” é um relatório da DHL Supply Chain que usa os dados coletados pela Lieberman Research Worldwide, LLC (LRW), para identificar os fatores que estão impactando a logística via transporte terrestre e como a indústria está se adaptando à nova fronteira de soluções disponíveis. O relatório constatou que cada vez mais, em todos os setores e regiões, as empresas enxergam o transporte terrestre como mais do que uma simples commodity tática, sendo que 71% já o consideram como um componente estratégico de seus negócios. As empresas concordam que há uma correlação direta entre o transporte terrestre e o desempenho nos negócios, e três quartos (75%) dos entrevistados acreditam que investir tempo e recursos no transporte terrestre causa um impacto positivo direto sobre as vendas da empresa.

Javier Bilbao, Líder Global de Transportes e CEO América Latina da DHL Supply Chain, disse: “O transporte é, sem dúvida, um aspecto crítico do ambiente mundial de negócios, e esses resultados indicam que empresas de todos os setores e mercados estão começando a reconhecer também seu valor estratégico. Realizamos este estudo para ter uma visão exata do que as empresas esperam de seus provedores de serviços de transporte, no presente e no futuro. Nossa pesquisa nos mostrou que, cada vez mais, os clientes estão buscando soluções completas com alcance global, pois oferecem a capacidade de resolver uma ampla gama de problemas e requisitos de transporte”.

Mudanças globais no ambiente de negócios foram identificadas como revolucionárias para o cenário do transporte terrestre. Em particular, o crescimento exponencial do comércio eletrônico e suas implicações no atendimento foi um fator identificado por 65% das empresas como causador de impactos significativos em suas cadeias de suprimento, a serem sentidos ao longo dos próximos um a dois anos.

Bilbao acrescentou: “De acordo com as descobertas da nossa pesquisa de digitalização, a tecnologia será fundamental para atravessarmos essa nova era do transporte terrestre. A capacidade da IA e das soluções analíticas de dados de gerenciar o perfil do pedido e os padrões de envio dos modelos operacionais cada vez mais complexos e exigentes dos clientes, otimizando custos e serviços, sinaliza que eles agora são vistos como serviços essenciais, e não mais como meros benefícios adicionais”.

Embora essa mudança na dinâmica do setor esteja sendo observada em todas as regiões, nota-se certa variação também em função da maturidade do mercado e das demandas impostas às transportadoras por suas bases de consumidores. Na América Latina, por exemplo, a consideração prioritária na escolha de um fornecedor de transportes terrestres é a entrega dentro do prazo, ao passo que na Europa, por sua vez, onde o mercado é mais maduro, a otimização de redes é o foco principal das transportadoras.

No Brasil, o cenário é bastante semelhante, mas traz algumas peculiaridades. É o que explica o Diretor de Transportes da DHL Supply Chain Brasil, Fábio Miquellin, “devido às suas dimensões continentais e diversidade climática por região, o Brasil apresenta grandes desafios no setor de transporte, dentre eles: falta de segurança e infraestrutura adequada à demanda atual, rotas muito longas e, em alguns casos, a necessidade de monitoramento e controle de temperatura dos produtos. Soma-se a isso um sistema tributário complexo e a grande concentração de empresas/industrias na região Sudeste do país, e temos um cenário que demanda ainda mais soluções inovadoras para a manutenção da competitividade das empresas”.

O executivo explica que o processo de inovação em transportes no Brasil está em estágios iniciais, mas já apresenta iniciativas concretas e com impactos significativos em termos de ganho de eficiência. “Vemos que o mercado vem se movimentando na busca de sistemas e tecnologias que fazem uso de big data, digitalização de processos e machine learning na área de transportes. Na DHL, inclusive, estamos avançando constantemente no uso e implementação diária destas ferramentas em nossos processos, além de já trabalharmos com equipamentos semi-autônomos e uso de realidade aumentada para treinamentos”.

Por: Redação Na Boléia

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