6-20122019Reforçando a parceria centenária, a Mercedes-Benz e a Bosch uniram-se mais uma vez em um projeto que visa à criação de um moderno Centro de Testes Veiculares no Brasil, a ser construído no Campo de Provas da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), um dos maiores do Hemisfério Sul para veículos comerciais.

Com o anúncio do consórcio, ambas as empresas escrevem um novo capítulo no País, cujo objetivo é colocar o Brasil em linha com a mais avançada tecnologia automotiva mundial.
O empreendimento, cujas obras devem ter início no primeiro semestre de 2020 e inauguração prevista para 2021, beneficiará toda a cadeia automobilítica da América Latina, permitindo, além de testes com caminhões e ônibus, avaliações com automóveis, comerciais leves, motos e máquinas agrícolas.

A proposta é acelerar o desenvolvimento de produtos e tecnologias por meio de uma estrutura de testes veiculares similares às existentes em países como Alemanha, EUA, China e Japão.
Juntas, as empresas investirão R$ 70 milhões na construção do Centro.

Ambas as empresas dividirão também a administração e despesas do novo Centro.

“Os ensaios com as tecnologias de segurança ativa, assistência de direção por radar, ultrassom e vídeo, que em breve serão realizados no Brasil, irão acelerar conquistas importantes rumo a uma condução mais segura, confortável e livre de estresse”, destaca Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.

O executivo da Bosch afirma ainda que esse passo marcante possibilitará às engenharias de ambas as empresas maior acesso à infraestrutura de desenvolvimento e, com isso, poderão trabalhar em soluções em benefício da sociedade em um menor tempo.

“Esse será um espaço não somente para Mercedes-Benz e Bosch, mas para que toda a engenharia brasileira possa desenvolver seus projetos com redução no tempo e maior eficiência logística por não precisar recorrer a outras dependências fora do País”, declara o executivo.

Para Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, com o Centro de Testes, as empresas se consolidam como referências mundiais em soluções inovadoras para veículos comerciais e automóveis, com reflexos positivos para os clientes, para a indústria automotiva nacional e consequentemente para o próprio País.

O empreendimento, que contará com pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias, facilitará o desenvolvimento, por exemplo, de veículos equipados com sistemas de assistência ao condutor, que proporcionarão uma mobilidade livre de estresse e acidentes.

“Esse empreendimento vem ao encontro de nosso objetivo estratégico de ter centros de competência locais para atendimento das demandas de nossos clientes”, afirma Besaliel Botelho.
Ele explicou que com a implementação do programa Rota 2030, a busca por mais eficiência energética e por mais segurança veicular, bem como a chegada de tendências que se tornarão realidade futuramente no País, a Bosch sentiu a necessidade de investir em uma área em que fosse possível testar e validar tais sistemas.

A nova estrutura será oferecida para utilização por outros fabricantes de veículos, sistemistas, autopeças e demais empresas do setor automotivo, que poderão locar as instalações para seus desenvolvimentos. Serão disponibilizados boxes de oficina de protótipos e escritórios individuais, a fim de assegurar privacidade e confidencialidade para todos os usuários e projetos.

“Com essa parceria, nossas empresas se preparam cada vez mais para os veículos do futuro, realçando sua importância como players globais em engenharia e desenvolvimento tecnológico”, ressalta Philipp Schiemer.

No empreendimento, serão destaques os ensaios para desenvolvimento de sistemas de segurança veicular e controle de chassi, como Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®), Frenagem Automática de Emergência, proteção de pedestres e ciclistas (AEB) e Sistemas de Assistência ao Condutor (ADAS), além de eficiência energética e de condução autônoma/semiautônoma.
“Vale ressaltar que, ao disponibilizar nossa estrutura para outras marcas do setor automotivo, contribuímos para o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira. Com o importante diferencial de que toda a estrutura estará concentrada num único local, assegurando ganhos de eficiência, agilidade e produtividade”, enfatiza Botelho, da Bosch.

Estrutura moderna

Atualmente, o Campo de Provas da Mercedes-Benz de Iracemápolis dispõe de 16 pistas, numa extensão total de 12 quilômetros: são 14 pistas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra.

As 14 pistas de durabilidade são de uso exclusivo da Mercedes-Benz para testes de caminhões e ônibus da marca. Cada placa de concreto dessas pistas possui uma superfície única, modelada matematicamente e pesam de 15 a 18 toneladas, o que exigiu um complexo processo de confecção para garantir a precisão exigida.

As pistas de terra e de conforto acústico e térmico podem ser utilizadas, por meio de locação, para experimentos de qualquer fabricante de caminhões e ônibus e também de automóveis, comerciais leves, motos, máquinas agrícolas e componentes para o mercado brasileiro e demais países.

Centro de testes

No novo centro de testes está prevista a construção de uma pista Oval de Alta Velocidade (High Speed Oval – HSO), que será um dos destaques do empreendimento.

Essa área será composta por duas retas paralelas de 960 metros cada e duas curvas completando o circuito oval num total de 2,6 mil metros de extensão, três faixas de rolagem, além de superfícies irregulares para medições de estabilidade, suspensão, entre outros.

Tal recurso permitirá verificações em alta velocidade, consumo de combustível, autonomia, arrefecimento, ruído, conforto veicular, dirigibilidade etc.

Com 70 mil metros quadrados de asfalto perfeitamente plano, a Área de Dinâmica Veicular (Vehicle Dynamic Area – VDA) possibilitará também inúmeras manobras com total segurança e em condições ideais para os experimentos de ESP® e AEB. Além disso, também será utilizada para desenvolvimento de veículos híbridos, elétricos e autônomos.

Já a Pista de Medição de Frenagem (Brake Measurement Track – BMT) terá uma configuração inédita no Brasil. Suas sete faixas paralelas e irrigáveis propiciarão diferentes coeficientes de aderência, que poderão ser usadas em manobras de aprimoramento para sistemas de segurança ativa, como o ABS e o ESP®.

Destinada às manobras de estabilidade e dirigibilidade, a Pista de Dirigibilidade Pavimentada (Paved Handling Course – PHC) será composta por curvas e sinuosidades de diferentes raios e estará disponível para testes de veículos de passeio e comerciais leves.O Centro de Testes foi idealizado para oferecer ao mercado uma ampla gama de possibilidades para o desenvolvimento e homologação tanto de caminhões, ônibus, comerciais leves, quanto automóveis, motocicletas e equipamentos agrícolas independentemente da marca.

A seguir, exemplos de ensaios que poderão ser realizados em Iracemápolis:

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Por: Redação Na Boléia

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