3-1-09102018-minInovação tem sido a tônica no segmento de transporte rodoviário de cargas, cujas empresas buscam, cada vez mais, soluções para tornar suas operações mais eficientes. Para falar de inovação, a FTP Industrial participou da primeira edição do Innovation Day, promovido pela CNH Industrial, no seu recém-inaugurado Centro de Inovação, Tecnologia e Treinamento, localizado em Sorocaba (SP).

O Innovation Day faz parte de uma série de ações para incentivar a “cultura” de inovação dentro da corporação, e é promovido ao longo da Semana de Inovação, evento interno que a CNH Industrial organiza anualmente. As iniciativas, feitas até então somente para os colaboradores, foram além dos portões das fábricas e, agora, contam com a participação de outros públicos importantes para a empresa. Com foco nas tendências das áreas agrícolas, de construção, transporte e energia, o Innovation Day reuniu funcionários, acadêmicos, fornecedores, parceiros e jornalistas, que acompanharam palestras e debates. Durante a ação, o time de Inovação da CNH Industrial falou sobre como as novas tecnologias são desenvolvidas, geridas e implementadas na organização. Os engenheiros-chefes, responsáveis por cada marca, apresentaram as tendências por segmento, e os muitos exemplos de produtos que levam a inovação para o campo, para a construção, para o transporte e para o setor de energia.

Para o setor de transporte, a FPT Industrial oferece motores a gás natural, de 3 litros a 13 litros, permitindo redução de até 99% nas emissões de material particulado e até 60% de NOx, na comparação com motores diesel.

3-2-09102018-minA tecnologia do motor a gás natural está disponível para veículos GNC (Gás Natural Comprimido), GNL (Gás Natural Liquefeito) e biometano, como no trator conceito da New Holland Agriculture, que mantém os mesmos 180 cv de potência, 740 Nm de torque, durabilidade e intervalos de serviços do motor equivalente a diesel, mas com uma redução de custos de até 30%. Além disso, outro atributo é a garantia de uma operação mais silenciosa, com nível de ruído reduzido em até 5 dBA, o que resulta em cerca de 50% menos ruídos e vibrações.

“A restrição de veículos diesel em grandes centros urbanos vem puxando a introdução de outras fontes de propulsão nos veículos comerciais leves. A eletrificação é uma das várias soluções em desenvolvimento, mas especialmente no Brasil temos a oportunidade de explorar soluções limpas como o biometano, que oferecem uma redução de CO2 bastante significativa”, afirma o diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina, Alexandre Xavier.

Além de investir em soluções para o diesel e o gás natural, a FPT Industrial trabalha no desenvolvimento de soluções híbridas elétricas e a hidrogênio, como os motores híbridos elétricos F1A Diesel e F1C Gás Natural, o eixo elétrico e-Powertrain e o conceito desenvolvido com a IVECO que é movido a células de hidrogênio, apresentados no IAA 2018, em Hannover, na Alemanha.

A IVECO, marca da empresa dedicada a produção de veículos comerciais (caminhões e ônibus), também deu um salto, recentemente, lançando veículos e completando a sua linha de produtos, tornando-se uma das empresas mais completas do setor em comercialização na América Latina. Entre outros, a IVECO lançou recentemente o novo Daily City e o Tector Automatizado.

Por: Redação Na Boléia

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