FPT INDUSTRIAL DESTACA COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS

Data: 10 de outubro de 2018
Trator conceito New Holland movido a biometano

Trator conceito New Holland movido a biometano

Um a cada quatro tratores vendidos no Brasil é movido por motores da FPT Industrial, o que demonstra a força da marca da CNH Industrial. Presente nos segmentos de veículos comerciais, agricultura, construção, geração de energia e marítimo, a FPT Industrial é líder em gás natural, com mais de 40 mil motores comercializados. Pioneira nessa e em outras tecnologias em powertrain (leia mais a seguir), a marca aposta no combustível amplamente disponível e competitivo em nossa região, além de desenvolver futuras soluções – como a eletrificação e células de combustível em diversos segmentos de bens de capital. Esses conceitos de inovação e sustentabilidade foram apresentados na primeira edição do Innovation Day, em Sorocaba (SP).

O evento promovido no novo Centro de Inovação, Tecnologia e Treinamento do grupo apontou a valorização do homem no centro das transformações que têm alterado o mundo das máquinas, equipamentos, veículos, motores e geradores de energia, itens que compõem o segmento de bens de capital.

Neste cenário de eficiência energética, com alto rendimento e baixas emissões de gases poluentes, a FPT Industrial tem uma gama completa de motores a gás natural, de 3 litros a 13 litros, com mais de 20 anos de experiência na tecnologia de combustão estequiométrica, permitindo a máxima performance dos motores com redução de até 99% nas emissões de material particulado e até 60% de NOx, na comparação com motores diesel.

A tecnologia do motor a gás natural está disponível para veículos GNC (Gás Natural Comprimido), GNL (Gás Natural Liquefeito) e biometano, como no trator conceito da New Holland Agriculture, que mantém os mesmos 180 cv de potência, 740 Nm de torque, durabilidade e intervalos de serviços do motor equivalente a diesel, mas com uma redução de custos de até 30%. Isso sem falar de uma operação mais silenciosa, com nível de ruído reduzido em até 5 dBA, o que resulta em cerca de 50% menos ruídos e vibrações.

Conceito FPT & IVECO de células de hidrogênio

Conceito FPT & IVECO de células de hidrogênio

“A restrição de veículos diesel em grandes centros urbanos vem puxando a introdução de outras fontes de propulsão nos veículos comerciais leves. A eletrificação é uma das várias soluções em desenvolvimento, mas especialmente no Brasil temos a oportunidade de explorar soluções limpas como o biometano, que oferecem uma redução de CO2 bastante significativa”, afirma o diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina, Alexandre Xavier.

Além de investir em soluções para o diesel e o gás natural, a FPT Industrial trabalha fortemente no desenvolvimento de soluções híbridas elétricas e a hidrogênio, como os motores híbridos elétricos F1A Diesel e F1C Gás Natural, o eixo elétrico e-Powertrain e o conceito desenvolvido com a IVECO que é movido a células de hidrogênio, apresentados no IAA 2018, em Hannover, na Alemanha.

HISTÓRICO EM INOVAÇÃO

Tecnologias precursoras da FPT Industrial:
1980 – Primeiro motor industrial pesado com turbo
1985 – Primeiro motor com injeção direta em veículos comerciais
1992 – Primeiro motor com controle eletrônico de injeção diesel
1998 – Adoção do turbo de geometria variável em motores diesel
1999 – Primeira aplicação do sistema Common Rail (inventado em 1988) em veículos comerciais
2002 – Pioneirismo na aplicação de gás natural em veículos comerciais
2011 – Desenvolvimento da tecnologia Hi-eSCR
Por: Redação Na Boléia

Data: 10 de outubro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.